18 julho 2012

Praias de Acaraú no Ceará, aproveite a estadia na rota do paraíso perdido.


O litoral cearense conta com uma infinidade de praias encantadoras. Sejam famosas ou desconhecidas, cada uma mantém um atrativo peculiar. Nesta edição, o caderno Turístico inicia uma série de matérias apresentando algumas praias desertas ou pouco habitadas, começando pelo litoral Oeste. O roteiro pelos belos cenários do litoral cearense ainda desconhecido do grande público começa pelas praias de Aranaú e Barrinha, pertencentes ao município de Acaraú, a cidade que fica a 255 quilômetros de Fortaleza, no litoral Oeste do Estado. Próximas uma da outra, as praias conquistam à primeira vista. O cenário paradisíaco de cada uma é surpreendente, próprio para despertar desejos e vontade de conhecê-las. Aranaú se destaca por suas imensas dunas com lagoas formadas pela água das chuvas. Barrinha é uma praia de águas calmas com a presença de vegetação de mangue retorcida pelos ventos e arrecifes ao longo de sua extensão.
O que as tornam surpreendentes? A calmaria que reina nestas praias desertas pode ser um dos principais atrativos. Mas, sem sombra de dúvidas, o que faz o lugar magnífico são seus contornos naturais emoldurados por dunas móveis, onde é possível fazer passeios com emoção em buggies ou em outros veículos com tração nas quatro rodas. Já na área urbana de Acaraú, há a opção de se conhecer a tranquila Arpoeiras, considerada uma das maiores praias secas do mundo,quem é acostumado com praias com ondas agitadas se espanta ao dar de cara com Arpoeiras. A primeira pergunta é onde está o mar, pois na praia só se observa uma extensa faixa de areia e rasas piscinas. É possível caminhar até quilômetros praia adentro para encontrar poucas ondas fracas. Os barraqueiros explicam que este fenômeno acontece diariamente. De acordo com a maré, a praia seca e enche por completo. Tem dia que ela seca pela manhã e enche à tarde. Em outros dias acontece o inverso. E quando está cheia é muito boa para o banho, e também observar as embarcações lagosteiras às margens do Rio Acaraú. Com seus manzuás no Porto das Barcas. 
É um roteiro diferente, que deve agradar aos que desejam fugir das badaladas praias e buscam destinos mais tranquilos, onde o enfoque principal é a contemplação da natureza. As praias contêm poucos pontos de apoio. A sugestão é percorrer os caminhos de areia e procurar abrigo nas cidades mais próximas. 
O município de Acaraú conquista o visitante pela simplicidade de seu povo e pela força do trabalho estampado no rosto dos moradores. Por possuir um vasto litoral e receber as águas do Rio Acaraú, a atividade pesqueira é forte no município. Uma coisa é certa, a visita às praias de Acaraú é um relaxante passeio que você pode incluir nas suas próximas viagens de férias. 

Atrativos Naturais de Acaraú

  • Praias: Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
  • Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
  • Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
  • Rio Acaraú: O rio Acaraú, com o curso de 320 km, nasce na Serra do Machado, em Monsenhor Tabosa, e lança-se no Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 Km2 e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz entre outras.   

dicas de viagem a Acaraú no Ceará.
Praia de Arpoeira no município de Acaraú no Ceará, a praia é considerada a maior praia seca do País. Suas águas chegam a recuar mais de dois quilômetros e voltar por toda a extensão da praia duas vezes ao dia. Com ventos constantes, o local oferece condições perfeitas para a prática de kitesurf e o surf.
dicas de viagem a Acaraú no Ceará.
Praia de Barrinha no município de Acaraú no Ceará, apesar de ser pouco conhecida, dispõe de belezas encontradas em poucos lugares no Brasil. Entre essas belezas destacam-se suas dunas com lagoas de águas cristalinas.
dicas de viagem a Acaraú no Ceará.
Praia de Aranaú no município de Acaraú no Ceará, praia com areias claras e fofas, possui coqueiros. Águas tranquilas e possui alguma infra estrutura. A Praia abriga vila dos pescadores.
dicas de viagem a Acaraú no Ceará.
Ilhas de Acaraú, um verdadeiro cartão postal do Ceará.


O melhor e o mais caro camarão do mundo está no Nordeste brasileiro. É um tipo de camarão criado em cativeiro, no Ceará, em fazendas do Baixo Acaraú, na região da Costa Negra, no litoral Oeste do estado. Você experimenta pela primeira vez e depois nunca esquece na sua vida.





0 comentários:

Postar um comentário